Uma das residências artísticas do BASQUEIRART estará a cargo do talentoso artista Rui Sousa, o vencedor do Open Call lançado para a criação de duas instalações de carácter efémero que se proponham a fazer o diálogo entre o espaço onde estarão inseridas, o Museu de Santa Maria de Lamas, e a exposição temporária que permanecerá ao longo de todo o ciclo de programação do BASQUEIRART, a exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind” do fotojornalista português Mário Cruz. Baptizou-as com os nomes de “Rio Morto I” e “Rio Morto II”.

O Rui Sousa é um artista multifacetado que desde 2000 abraçou a arte das marionetas, exercendo a profissão de marionetista profissional até ao presente, num percurso que conta com a presença em inúmeros festivais nacionais mas também com passagens em palcos internacionais no Brasil, Macau, Espanha, Bélgica, Itália e França.

A qualidade dos seus espectáculos tem sido reconhecida recorrentemente com a atribuição de vários prémios pelos Festivais da Especialidade, como também por certames de maior abrangência artística.

SOBRE O ARTISTA

Foi fundador e director das Marionetas da Feira, da Mostra de Robertos e Marionetas (Gafanha da Nazaré) e da MIMA (Mostra Internacional de Marionetas do Atlântico). Actualmente, para além de Director Artístico das Marionetas Rui Sousa, exerce o mesmo cargo do Ciclo de Teatro de Marionetas de Santa Maria da Feira, o Eixos.

FACEBOOKINSTAGRAM
© 2021 - Basqueiro, Associação Cultural
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram