Basqueiro Associação Cultural

Fundada em Setembro de 2016 com o propósito de dinamizar culturalmente a região onde está sediada, a Vila de Santa Maria de Lamas e o concelho de Stª Mª da Feira, a BASQUEIRO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL tem à data como principal actividade a promoção e a organização do Festival de Música Urbana “BASQUEIRAL” que, desde 2017, se realiza anualmente na Vila de Santa Maria de Lamas.

Trata-se de um festival que, contrariamente ao que o seu nome possa sugerir, não se cinge exclusivamente à música. Através da sua ramificação baptizada de BASQUEIRART, abraça diversas manifestações artísticas como as artes plásticas, as performances, as exposições, a arte urbana, o cinema, a banda desenhada ou ainda a recuperação de espaços público.

A selecção artística é criteriosa, procurando atravessar o espectro da oferta alternativa e emergente em detrimento da cultura pop e mainstream, reservando sempre espaço para projectos em início de carreira e que de outra forma dificilmente encontram oportunidades para se apresentar ao público.

A envolvência da comunidade é outra das características que a Associação não prescinde, contando com a participação de centenas de estudantes das escolas locais, associações, artistas e inúmeros voluntários anónimos no processo criativo.

É convicção da Associação de que os locais onde realiza e promove eventos culturais, deverão ser por si só parte da programação, pelo que tem procurado integrar o património arquitectónico e cultural do concelho nas suas iniciativas. A igreja, os jardins e o Museu de Santa Maria de Lamas são os palcos de eleição do festival, mas outros locais exteriores à Vila como o Castro de Romariz ou ícones arquitectónicos como o Mercado Municipal de Stª Mª da Feira também já receberam espectáculos musicais promovidos pela Associação, numa troca benéfica para ambas as partes.

As metas para o futuro passam por consolidar e alargar a abrangência das suas actividades, quer no espaço temporal como artisticamente, tendo sempre presente o estímulo à criação e a envolvência da comunidade como linhas mestras para as atingir.

© 2021 - Basqueiro, Associação Cultural
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram