CINE ECO #2

Domingo 11 Julho Museu de lamas

SESSÃO DA TARDE [público infantil]

Horário da sessão 1 15h30 

Acesso Gratuito / Inscrição Prévia (geral@museudelamas.pt / 227 447 468)

Limitado a 12 inscrições por sessão

PROGRAMAÇÃO

Entre Baldosas de Nicolas Conte, animação, Argentina, 2019, 9m

Uma flor bela e delicada cresce no meio da selva de asfalto. Uma lata de lixo da rua é testemunha dos maus tratos infligidos à flor na via pública poluída. Preocupada com esse tormento, a lata de lixo tenta encontrar uma forma de proteger a flor.

The flat de Lev Voloshin, animação, Moldávia, 1m

Todos os dias, todos nós produzimos lixo: no emprego, na escola, em casa, ao darmos um passeio. Em qualquer lado. Este filme curto descreve a viagem do lixo no planeta. O fim do filme deixa a questão em aberto: qual é o destino final do lixo?

Çoban de Dogus Ozokutan, animação, Túrquia, 3m

Çoban (The Shepperd) começa por contar a sua história, descrevendo como começou a vida na terra… Evolução da humanidade… O esforço infindável para controlar a natureza… The Shepherd conta a história da destruição que a humanidade trouxe ao mundo, pensando como um bebé recém-nascido: O mundo consiste apenas dele próprio e tudo o resto é sua extensão.

+ Oficina do Serviço Educativo do Museu de Lamas

SESSÃO DA NOITE [público em geral]

Horário da sessão  22h00

Local Pátio do Museu de Lamas

Acesso Gratuito / Não necessita de Inscrição Prévia

PROGRAMAÇÃO

The Village and the Wildfire, Kathrin Reichwald, Alemanha, Doc., 2020, 88m

Se estivermos todos unidos, conseguiremos fazer grandes coisas!” – 37 habitantes de Ferraria de S. João seguem este princípio. 

A pequena aldeia portuguesa situa-se entre uma enorme área de floresta de eucaliptos. Os eucaliptos, embora lucrativos para a florescente indústria do papel, são facilmente inflamáveis e, por conseguinte, constituem uma ameaça incontrolável para a população rural. Em 2017, a região foi atingida por um dos mais devastadores incêndios florestais em Portugal, em que 66 pessoas perderam a vida. A cineasta alemã é inesperadamente afetada por este desastre e, juntamente com a sua família, tem de fugir da aldeia para escapar ao perigo.

Os habitantes ficam e lutam para salvar as suas casas. Uma pequena comunidade que se mantém unida para enfrentar a sua maior crise. Juntos, iniciam um projeto inovador que tem como objetivo protegê-los das consequências das alterações climáticas e da globalização. Um filme que nos encoraja a agir.

© 2021 - Basqueiro, Associação Cultural
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram